2º Retiro de Espiritualidade e formação para coroinhas

Este segundo ano de retiro, começamos com o tríduo em honra a São Tarcísio, que aconteceu na matriz de São José, nos dias 10 a 12 de agosto de 2016, em preparação para o nosso encontro de formação, que aconteceu dia 13 de agosto, no centro São José. Neste participaram um total de 45 pessoas, contando com a equipe de serviço, os coroinhas e algumas mães.

Nosso encontro de formação começou com uma Ladainha de São Tarcísio, seguida de um grande louvor animado pela bandinha EJC, que com seu entusiasmo, contagia a todos os participantes; após o lanche tivemos a primeira palestra com o tema “amar e servir a Deus é o meu dever” nesta o palestrante Jorge Leandro tratou sobre a importância de servir por amor e com amor ao reino de Deus. Com reflexão do livro de Jeremias 1,4-10  pode-se perceber que apesar de serem crianças, enquanto coroinhas, deve-se servir e testemunhar sempre, pois somos referência na igreja e onde quer que estejamos. O palestrante tratou, também, da importância de se ter responsabilidade enquanto Cristão e da humildade no serviço, enfatizando que devemos ser pequeninos ao servir a Deus, e que devemos amar a Deus e ao próximo.

Houve um segundo momento de animação e descontração com a bandinha EJC  que mais uma vez envolveu a todos os participantes. Em seguida aconteceu, a 2ª palestra com tema “importância do coroinha na igreja” ministrada por mim, Daliana, tratei da origem do ser coroinha a começar pela história de São Tarcísio, seguindo algumas palavras de São João Paulo II que diz, “quando crianças e adolescentes realizam um serviço no Altar com alegria e entusiasmo, oferecem aos da sua cidade um testemunho eloquente da importância e da beleza da Eucaristia”, foi um momento propício para chamar ao debate os participantes que responderam positivamente através de sua participação. O evangelho usado para reflexão foi Mt. 13,1-9 que fala do semeador fazendo ligação com o trabalho que o coroinha desempenha na igreja. Terminada a reflexão os músicos da bandinha continuaram animando e preparando a todos para o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, momento este, que nos proporcionou um encontro pessoal com Jesus Cristo, ao nos despedirmos de Jesus no Santíssimo Sacramento, fomos almoçar, encerrando assim os trabalhos da manhã.

À tarde iniciamos os trabalhos com louvor, onde todos os participantes gastaram suas energias com muita dança, depois aconteceu um momento de formação específica sobre “Os objetos litúrgicos e o momento certo em que o coroinha deve servir durante a missa", foi de muito proveito, pois todos os coroinhas puderam tirar suas dúvidas, quem nos ajudou com esta informação foi o coroinha Emanoel.

Após este breve momento de Formação teve início a gincana bíblica, cujos responsáveis foram as jovens Helena, Isabela e Roneide, que com sua alegria disposição e criatividade tornaram a nosso retiro ainda mais divertido.

A gincana aconteceu entre duas equipes, a equipe lilás “Unidos em Cristo” e a equipe laranja “os evangelizados” e ao final da gincana a equipe vencedora foi “os evangelizados” que com muita garra e disposição foram vencendo prova a prova.

Nosso retiro teve seu encerramento com a missa solene no domingo dia 14 de agosto, que aconteceu às 9:00h na matriz de São José, Cujo celebrante foi o nosso pároco Padre Roberto Luciano, nesta, dois novos coroinhas: Joana Beatriz e José Victor, foram apresentados a comunidade reunida, que os acolheram com muita alegria e satisfação. Após a comunhão alguns coroinhas encenaram a vida de São Tarcísio, tendo como ajuda os responsáveis pela animação da missa: Xarly, Rubiana, Mayandra e Eu. Nosso pároco nos deixou em sua homilia as seguintes palavras: “Deus não desiste de nenhum de nós, ele continua esperando o filho até que ele volte”.

Só posso dizer que vale muito a pena fazer parte dessa família de coroinhas e adolescentes que se doam pelo serviço no altar, e que coordená-los tem me ajudado a amadurecer enquanto Cristã.

Daliana Nóbrega

Coordenadora dos Coroinhas